O Básico

Análises de jogos: Quantitativa e Qualitativa

Escrito por Mario SAM

Praticamente todas as suas ações partem de uma análise do jogo (pré-jogo). A análise daquilo que você observa determina a maneira como você vai operar no mercado. Por isso é importante entender se você está se baseando em uma análise quantitativa ou qualitativa?

Duas maneiras de ver o jogo

Poderíamos comparar estas duas análises também como: análise técnica e análise fundamentalista.

Na análise técnica, assim como na análise quantitativa, o que mais importa são os números. Somar resultados anteriores, e avaliar a probabilidade de um evento se repetir.

Já na análise fundamentalista, assim como na análise qualitativa, não importa se o time vem de uma sequência ruim… pois acabaram de trocar de técnico, então a motivação do grupo e a maneira de jogar serão diferentes no próximo jogo. Os números não são tão importantes quanto o momento do time.

Qual é mais fácil de analisar?

Isso depende muito dos seus hábitos e entendimentos. Vamos a exemplos.

Se você é daquelas pessoas que adoram assistir a resenhas nos canais de esportes, provavelmente vai absorver diversas opiniões sobre os times, sobre jogadores, transferências, brigas internas, problemas de salário, troca de técnicos, discussões nas redes sociais, etc.

Isso tudo impacta na análise qualitativa, pois você está observando variáveis que podem mudar o jogo e que não são quantificáveis.

Agora, se você tem facilidade com números, gosta de ter uma base “sólida” indicando as probabilidades, acredita que o histórico do time reflete seu comportamento futuro à curto prazo. Então talvez você tenha mais facilidade para análise quantitativa/técnica.

Pode ser os dois?

Obvio que pode! Seria o melhor cenário possível, principalmente quando as duas análises apontam um mesmo possível resultado. O ideal até seria ter uma pessoa que opere com você, e cada um se especializar em um tipo de análise. Vamos a um exemplo:

Arsenal x Liverpool… Sua análise técnica/quantitativa mostra que o Liverpool costuma marcar o primeiro gol ainda no primeiro tempo, 70% dos jogos, considerando as 10 últimas partidas.

Mas, você quer trazer alguma qualidade para estes números… então você refaz sua análise considerando apenas jogos em que o Liverpool era visitante. Seus números provavelmente vão mudar, e reduzir para 50% dos jogos o Liverpool faz gol no primeiro tempo.

Insatisfeito com a escalação do Liverpool, você traz mais qualidade para sua análise, e observa que os gols no primeiro tempo acontecem quase sempre quando o trio de ataque (Mané, Salah, Firmino) estão em campo, sem eles, o time marca no primeiro tempo em apenas 10% dos jogos como visitante.

Veja que você saiu de uma chance de 70% para 10% apenas por observar com mais qualidade os dados genéricos sobre o time.

E como uma análise puramente qualitativa/fundamentalista poderia influenciar nesse jogo?

Digamos que o Arsenal mandou seu atacante embora, dispensado… e ele foi jogar exatamente no Liverpool, e será o titular para este confronto. Será que as chances de sair um gol no primeiro tempo ainda são de 10%? Ou a “Lei do Ex” pode derrubar qualquer análise técnica!? E se mudou o técnico? E se é aniversário do clube? E se os 3 pontos valem o título do campeonato? E se for a última rodada e o atacante tá brigando pela artilharia? E se? E se? E se?

Se especialize

Minha sugestão? É que você se especialize em alguma coisa primeiro. Veja qual tipo de análise combina melhor com seu estilo de trade, e os mercados que você prefere operar.

Depois, com ritmo de jogo, você começa a buscar informações adicionais que possam complementar e fundamentar aquilo que você já analisou.

Existem diversos sites na internet com informações históricas sobre os times. Eu costumo utilizar o WhoScored para obter informações internacionais sobre a liga européia. E para o brasileirão eu uso o site InvestimentoFutebol.

E você? Como faz suas análises? Entre em contato e compartilhe suas melhores estratégias de análise, aquelas que dão 100% de acerto, quem sabe eu possa compartilhar suas técnicas com pessoal aqui do blog.

Sucesso!

Sending
User Review
0 (0 votes)

O Autor

Mario SAM

Minhas redes sociais estão aí... vem comigo... eu continuo estudando e quero compartilhar tudo que estou aprendendo com você!