O Básico

Qual a diferença entre Back e Lay

Escrito por Mario SAM

Back e Lay são termos comumente utilizados no trade esportivo, por isso é importante entendermos seus significados, já que ao estudar este mercado você irá se deparar constantemente com estas palavras.

O que é Back

Back é mais fácil de entender, pois é o mais comum. No termo em inglês “back” significa “atrás” ou “costas”, já no mercado de trade, pode ser entendido como “jogar à favor”, pois você está apoiando determinado resultado (como se você estivesse atrás, nas costas, dando seu suporte).

Na imagem acima, as Odds de Back estão na cor azul. Isso significa que você pode fazer uma entrada à favor da vitória do Leicester em 3.6, à favor do empate em 3.85, ou à favor do Liverpool em 2.14.

O back é mais simples, pois depende de um único resultado, ou seja, se você entrou a favor do Liverpool, o único resultado que interessa é a vitória do Liverpool… uma vitória do Leicester ou empate você perde sua entrada.

O que é Lay

Se no Back você joga à favor, no Lay é o inverso, você joga no contra. Podemos entender Lay como sendo “oposição”. Usando a mesma imagem anterior como exemplo, temos as Odds de Lay na cor rosa.

Logo, nesse mesmo cenário, temos contra o Leicester uma odd de 3.65, contra o Empate em 3.9, e contra o Liverpool em 2.18. Agora, uma entrada contra o Liverpool, significa que o único resultado que não pode acontecer, é a vitória do Liverpool. Qualquer outro resultado você é vencedor (nesse caso um empate ou vitória do Leicester).

Esse tipo de entrada (Lay) só pode ser feito no mercado de Intercâmbio. Esta opção não existe no mercado de Desporto. Se você não sabe a diferença entre eles, leia o post: Diferenças entre Desporto e Intercâmbio.

Valor em jogo

Outra variável que muda, e faz toda a diferença do mundo, é o valor em jogo. Confira nas imagens que eu coloquei acima.

No Back, eu informo U$5 dólares de entrada, logo, esse é o valor que eu estou “arriscando” perder em caso de empate ou vitória do Leicester. E se eu vencer, recebo U$5.70 dólares. Nesse caso eu não estou informando o quanto eu quero ganhar, eu estou informando o quanto eu arrisco perder.

No Lay é o contrário. Eu informo o quanto quero lucrar caso acerte o resultado, e o sistema informa o quanto você vai arriscar. No exemplo acima, eu informei que desejava receber U$5 dólares caso o Liverpool não vença o jogo, e o sistema calculou que para isso, eu preciso colocar em jogo U$5.80 dólares.

Parece a mesma coisa, mas não é!

Talvez você esteja pensando: “ao invés de entrar contra o Liverpool, eu poderia fazer uma entrada back no Leicester, e outra entrada back no Empate, dá no mesmo“.

Não é a mesma coisa. Os valores do exemplo acima ficaram parecidos de propósito, para facilitar o entendimento, mas quando as Odds são muito desparelhas, a diferença de lucro/risco aumenta bastante.

E no caso de fazer duas entradas distintas (dois backs), serão duas stakes, e elas podem ser feitas em momentos diferentes, para aproveitar Odds melhores (é uma estratégia interessante também).

É importante que você entenda bem os conceitos de back e lay, pois eles serão fundamentais para um bom trade esportivo. Quando começarmos a criar estratégias de segurança/proteção, usaremos bastante estas duas formas de entrada.

Tem alguma dúvida relativa ao Back e Lay que eu não abordei neste artigo? Se sim, entre em contato e me avise, quem sabe assim eu possa criar um artigo complementar à este.

Sucesso!

Sending
User Review
0 (0 votes)

O Autor

Mario SAM

Minhas redes sociais estão aí... vem comigo... eu continuo estudando e quero compartilhar tudo que estou aprendendo com você!