Estratégias

Gestão de banca: Fixo ou Percentual?

Escrito por Mario SAM

Por que as pessoas sempre voltam neste assunto? Precisamos mesmo discutir qual a melhor forma de gerir uma banca? Se é com valores fixos ou percentuais? Eu mesmo já falei sobre isso aqui no blog, e estou retomando o assunto porque é importante.

Controle

A gestão de banca serve para controlar o risco. Se suas entradas fossem sempre vencedoras, você faria sempre All-In (tudo ou nada), e seus dividendos subiriam como um foguete espacial.

O problema é que a gente perde também. E no final do mês, o número de ganhos (green) tem que ser maior do que o número de perdas (red). E para isso, precisamos de controle, gestão de banca.

Com essa idéia bem clara na sua mente, fica mais fácil decidir: você está disposto a perder quanto em cada partida?

Valor Fixo

Se você não é bom com números, talvez não tenha paciência para ficar calculando o percentual de sua banca frequentemente, e decidiu por fazer uma gestão de valor fixo.

Se sua banca inicial é de U$50 dólares, e você decidiu que sua stake por jogo será de U$5 dólares. Isso significa que para você perder a banca inteira (saldo: U$0), precisará perder 10 entradas consecutivas.

Mas é possível perder 10x seguidas? Sim, com certeza, à depender da sua estratégia, análise, confiança (e um pouco da sorte/azar).

Valor Percentual

Esse talvez seja a forma mais “profissional” de tratar sua banca. Porque envolve um controle e um cuidado maior. Significa que você tenta minimizar os riscos, que sabe exatamente o quanto ganha e quanto perde, etc.

Novamente… se sua banca inicial é de U$50 dólares, e você decidiu que sua stake por jogo será de 10% da banca, isso equivale inicialmente à U$5 dólares.

Se você perder a primeira entrada, sua banca cai para U$45, logo sua próxima stake será de U$4.50. Se perder a segunda entrada sua banca cai para U$40.50, e sua próxima stake será de U$4.05. Se isso acontecer 10 vezes consecutivas, sua banca continua com saldo de: U$19.16 dólares.

Talvez você esteja pensando: “Mas gerir por percentual demora mais para obter lucros se comparado com a gestão fixa!“. Então eu vou pensar também: “Não demora nada, se você não perde!“.

Qual eu uso?

Eu uso as duas formas. Porque isso depende de algumas outras variantes. Por exemplo…

Se minha banca é muito pequena (abaixo de U$50 dólares), eu costumo fazer gestão por valores fixos, ou seja, a mesma stake para todos os jogos. Só que, minhas entradas são mais bem analisadas/escolhidas, isso significa que eu vou operar diferente durante os jogos, pois eu sei que uma sequência grande de “reds” pode quebrar minha banca.

Agora, se estou operando com valores maiores (acima de U$100 dólares), já mudo minha gestão para o modo percentual. Automaticamente passo a fazer operações que não estava fazendo antes, pois agora sei que meu novo controle de banca me permite perder mais vezes.

Seu histórico

É importante que você tenha um registro de tudo que faz no trade, entradas, saídas antecipadas, perdas, lucros, zero-zero, perdas de oportunidades, etc.

Pois é dessa forma que você pode analisar, historicamente, quantas perdas e quantos acertos você tem no mês. E pode descobrir algum padrão, do tipo, você costuma errar 3 ou 4 vezes consecutivas antes de acertar 2 em sequência.

Também pode analisar quais táticas você tem um percentual maior de acertos, quais você erra mais (mas de repente geram maior lucro quando você acerta), então precisa ter uma gestão da banca mais acurada para estes casos.

Enfim, decida o quanto você está disposto a perder por jogo, e aceite, pois você, eu, e todo profissional de trader esportivo vai errar em algum momento.

Sucesso!

Sending
User Review
0 (0 votes)

O Autor

Mario SAM

Minhas redes sociais estão aí... vem comigo... eu continuo estudando e quero compartilhar tudo que estou aprendendo com você!